Neste domingo (21), será possível avistar o cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”, tanto no Brasil quanto em outras partes do Hemisfério Sul. Este corpo celeste completa sua órbita ao redor do Sol a cada 71,3 anos.
O dia 21 de abril é quando o cometa estará em seu ponto mais próximo do Sol. Por isso, fica mais evidente. Desde 7 de abril, observadores têm acompanhado sua trajetória na Região Nordeste do Brasil, sendo os estados do Norte os primeiros a avistá-lo no céu.
Segundo o astrônomo do Observatório Nacional, Filipe Monteiro, devido à incerteza sobre a intensidade do brilho, o Cometa do Diabo não será visível a olho nu. Será necessário o uso de equipamentos como binóculos e telescópios. O período ideal para observação será entre 17h40 e 18h30.
Como ver?
Os observadores devem dirigir seu olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para avistar o cometa. Ele será inicialmente visto abaixo da Constelação de Touro e, a partir de maio, abaixo da Constelação de Órion, sempre entre 17h40 e 18h30. Encontrar um local com horizonte oeste desobstruído será desafiador, pois o cometa estará baixo no céu, a uma altitude de cerca de 15 graus, explica o astrônomo.
Em 2 de junho, o Cometa do Diabo estará muito próximo da Terra, porém a visibilidade será limitada.
Por que ‘Cometa do Diabo’?
Segundo Filipe Monteiro, o nome não tem relação com nada maligno. Ele explica que, após observações, o astrônomo Elek Tamás, do Observatório Harsona na Hungria, no ano passado, percebeu que o brilho desse cometa estava maior, devido a algum tipo de explosão. Essa explosão cometária também distorceu a coma [nuvem ao redor do cometa] em forma de ferradura ou chifres e, por isso, muitos meios de comunicação apelidaram o objeto de ‘Cometa do Diabo’”, diz.
Comments