Duas pessoas foram baleadas pela Polícia Militar (PM) durante um confronto com manifestantes em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde de segunda-feira (11). Além disso, um ônibus foi incendiado durante os tumultos.
O confronto aconteceu após um protesto contra a morte de dois irmãos, também baleados pela PM
PM foi acionada até a rodovia LMG-060 e, segundo a corporação, os militares foram recebidos com violência por parte dos manifestantes. Dois indivíduos foram baleados e socorridos, mas não há detalhes sobre suas idades e condições de saúde.
A PM afirma que os irmãos estavam envolvidos na confusão e que, após a intervenção policial, teriam golpeado os militares com canivete e tentado pegar a arma de um dos agentes. No entanto, moradores da região contestam essa versão, alegando que os irmãos, na verdade, tentavam apartar a briga.
Nota oficial da PM:
Em nota oficial, a Polícia Militar informa que precisou intervir em um princípio de tumulto envolvendo participantes do evento. Um dos militares teria sido atingido com um golpe na região do pescoço por um indivíduo. A corporação alega que, diante da agressão, foi necessário o uso de técnicas de imobilização e força. Outros transeuntes teriam então investido contra os militares, levando-os ao solo e tentando retirar a arma da cintura de um deles.
A PM afirma que, em virtude das agressões e dos riscos decorrentes da possível subtração da arma de fogo, e para resguardar a vida dos policiais e demais cidadãos, foi necessário o uso de força progressiva. Os dois irmãos foram alvejados e socorridos ao hospital de Esmeraldas, mas não resistiram aos ferimentos.
A Polícia Militar informa que todas as medidas de Polícia Judiciária Militar foram adotadas e que a instituição acompanha o caso. A corporação, no entanto, não detalha qual foi a atitude dos irmãos durante a confusão.
Comments