Fenômeno foi registrado em área rural de município localizado no Norte do estado, área não afetada pelas enchentes
Um tornado atingiu, neste sábado (11), a zona rural do município de Gentil, no Norte do Rio Grande do Sul. O estado tem sido afetado por fortes chuvas que causaram enchentes em diversas regiões do estado gaúcho. A área atingida pelo fenômeno não registrou, no entanto, enchentes.
Conforme informações do MetSul Meteorologia, o fenômeno é comum em casos de instabilidade no tempo, com chuva forte e temporais isolados. O dia teria sido marcado, mais uma vez, por chuva e raios em diversas regiões do estado gaúcho.
Moradores da região filmaram o tornado visto sobre lavouras e árvores no campo, e deixou um rastro de árvores caídas no local. Segundo o MetSul, os vídeos sugerem um tornado de menor intensidade. Não houve feridos, nem relatos de danos materiais.
O que causa o tornado?
Segundo a meteorologista Estael Sias, uma corrente de jato em baixos níveis atuava sobre o Norte do Rio Grande do Sul com ar quente, o que já foi observado em outros registros de tornados no estado. “Quando uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento forte entre 1000 e 1500 metros de altitude, está atuando e há o avanço de uma frente fria, cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados”, explicou.
Comentarios