Levantamento avaliou os nomes preferidos dos eleitores para a próxima eleição presidencial
Um levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta segunda-feira (13) apontou que 55% dos entrevistados afirmam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece ser reeleito em 2026.
A mais de dois anos para a próxima eleição presidencial, 47% dos eleitores dizem que poderiam votar para reeleger Lula, enquanto 49% rejeitam um novo mandato para o petista.
Veja mais:
Com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, a pesquisa avaliou outros nomes do campo conservador: 28% consideram Michelle Bolsonaro (PL) o melhor nome para enfrentar o atual presidente, mas ela enfrenta 50% de rejeição.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem 24% das preferências e menor rejeição: 30%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de maio e ouviu presencialmente 2.045 brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Apesar da alta rejeição, quando perguntados sobre o potencial de voto, o presidente Lula é o nome mais citado pelos entrevistados.
Embora ainda esteja distante, a eleição de 2026 já começa a se desenhar. Lula terá que ganhar a confiança da maioria para merecer mais uma chance. Os nomes da oposição trabalham para ganhar conhecimento”, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest.
Diferença entre regiões
Segundo o levantamento, a única região em que a maioria do eleitorado defende que Lula tenha nova oportunidade em 2026 é o Nordeste, onde 60% apontaram essa opção e 38% rejeitaram a hipótese.
A situação de Lula é mais difícil no Sudeste, onde os que rejeitam uma nova chance ao petista são 63%. Em contrapartida, 33% defendem que ele merece uma nova chance. No Sul, são 59% os que também rejeitam uma nova eleição de Lula, enquanto 39% apoiam. No conjunto as regiões Centro-Oeste e Norte, são 58% os que defendem que Lula não merece nova chance e 37% os que apontam o contrário.
Apesar de Lula ter resultado melhor entre as mulheres, também entre elas 52% rejeitam um novo mandato ao petista (são 59% entre os homens), e 45% os que apoiam (38% no eleitorado masculino).
(Com agências)
Comments