top of page
Ita Na Midia

QUEM VENCEU, PERDEU. QUEM FRACASSOU, GANHOU

Algo assim pode ocorrer: quem não desconfiar desde já, olhar-se-á no espelho e dirá a frase cara a cara: “Eu mereço morrer! Sou um idiota integral”





Napoleão Bonaparte liderou a França por 15 anos e morreu aos 51 de vida. O Império Romano do Ocidente só durou 81 anos. Osama Bin Laden viveu somente 54 anos, muito menos que a maioria dos políticos da terra de Drummond.. Todas essas marcas são mais representativas de  poucos anos se  compararmos ao Império Itabirano de Ipoema, iniciado em 1º de janeiro de 2021 e que deve continuar até 31 de dezembro de 2028.

 

Então, se tu perdeste  a eleição, por que choras? Como comprometido com as promessas, quem está literalmente ferrado é quem venceu e, mais ainda, de balaiada. E vai andar de roda para cumprir um décimo do que deve. Imagina tu o quanto deverá passar aperto por mis quatro anos quem nada conseguiu fazer, a não ser festas, praças, reformas durante quatro anos e gastando mais quatro bilhões de reais.

 

QUAL É TEU APERTO AGORA?

 

“Comer, Rezar e Amar” virou título de um filme de 2010, uma história de Elizabeth (Julia Roberts), que decide recomeçar a vida após um divórcio. Rezar agora é  para que Itabira dure mais e a Vale interrompa seu processo de desquite, deixe de  mandar gente embora e de secar barragens. Essas eram ameaças de estouro e agora virou sinal claro e indiscutível da chegada de um “bolsão de pobreza” acelerado.

 

A resposta à pergunta é somente sentir que tu, que lê este alerta, não participarás do processo de guilhotinar, nem como vítima, nem como réu, a exemplo do feito à rainha Maria Antonieta na Revolução Francesa de 1789. Quem estiver levantando a bandeira da falsa vitória, pagará  com juros, correção monetária e condenação à guilhotina ou à incineração, como se fosse uma anti-joana d’arc da inquisição itabirana.

 

 

QUAL A DESGRAÇA DE QUEM VENCEU?

 

Aí está, a conclusão de mais quatro anos que forçam o dirigente narcisista itabirano a mudar de tática. É claro e visto que ele se convenceu de que se elege pelo seu falatório desengrenado que lhe rendeu o apelido quase oficial de sofista. Ele vai ter que continuar bancando o queimador de dinheiro público, a dançar e rebolar, a beijar velhos e crianças. Assim, talvez não consiga mais encantar o povo de Itabira que,  em mais longo tempo, acabará  se desconfiando da palhaçada contra ele.

 

Vamos enumerar uma a uma as  dívidas acumuladas de promessas, incluindo as do anos de 2021 em diante:

 

— ÁGUA — A Vale, responsável pela captação de Água do Rio Tanque, já avisou que as obras só serão  executadas daqui a cinco anos. Aí,  chegaremos a um tempo recorde de seca. O dirigente máximo acredita que o povo já se acostumou a ficar sem o precioso líquido. Em outras palavras, virou papagaio.

 

— UNIFEI — O povo de Itabira não se convenceu de que a cidade pode tornar-se um polo universitário. Assim pensa o poderoso chefão: “Fora, Unifei!”

 

— DISTRITO INDUSTRIAL — O prefeito prometeu, mas o povo continuará não ligando para esse item. Itabira já tem dois DIs que em nada acrscentam na arrecadação itabirana. Essa é conclusão de um estudo encomendado a especialistas.

 

— PENITENCIÁRIA — É um assunto que não interessa à lógica governamental do senhor chefe de tribo.

 

— ESTAÇÃO RODOVIÁRIA — Não à construção de uma nova Estação Rodoviária agora. A saída da Vale vai empobrecer Itabira e determinar o esvaziamento completo da urbe então poderosa e impressionantemente rica..

 

— CASAS POPULARES — Não serão construídas porque o chefe do executivo sabe que, a exemplo do item anterior, vai sobrar lugar de morar (casas, barracões e até apartamentos no centro, nos bairros e periferia).

 

— DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA — O prefeito já disse que iniciará o processo de desenvolvimento da economia tão logo a água chegue para os sedentos itabiranos. Ele  acredita que o milagre dos quase 80% de votos pode repetir-se.  Tal iniciativa é ação de anos a fio, é só ver o esforço feito pelo Governo Li (1993/1996). O atual mandatário já perdeu quatro anos e seus sonhos o farão desperdiçar mais do que precisar para permanecer no poder.

 

PLANOS  B, C, D

 

Agora, chega o tempo, nem tão tapado assim de o povo começar a desconfiar que o cara é mesmo um trapaceiro. Aí, faz o seguinte:

 

Plano B — Fica dois anos na prefeitura com a dinheirama que continuará sendo derramada nos últimos dias da Vale. Candidata-se a deputado estadual ou federal, em 2026,  e colocará a máquina da municipalidade para funcionar como funcionou até agora a seu favor. Elege-se parlamentar com certa facilidade.

 

Plano C — Para funcionar este plano, o homenzarrão pequeno conta com o B e passa o comando da prefeitura para o vice-prefeito, que se empolga como de costume (ele abandonou até o seu deus para continuar mamando)  e vai querer disputar a sucessão em 2028.

 

Plano D — O mandante de Itabira candidata-se ao Senado ou à Presidência da República (é sério isso, ele já confidenciou a amigos), em  2030.

 

Vamos fechar aqui as previsões porque ainda não obtivemos os prognósticos de 2030 em diante. Só sabemos que Itabira tem uma mandante poderosa e ela já anuncia que o sonho será implantar um modelo de ditadura socialista em Itabira para alastrar-se na América Latina e no mundo.

 

Restará uma pergunta: por que quem venceu nas urnas em 2024  está perdendo? Apenas o seguinte: os forasteiros da prefeitura terão que bolar planos que ocupem todo o abecedário para revelar esse grau de ambição que domina a turma gerida pelo narcisista, sofista e malabarista.

 

Algo assim  pode ocorrer: quem não desconfiar desde já, olhar-se-á no espelho e dirá a frase cara a cara: “Eu mereço morrer! Sou um idiota integral.”

 

 

Comments


2.png
bottom of page